Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDT)
Categorias: Sem categoria |

A Chamada CNPq-11/2014 selecionou propostas que contribuem com a consolidação da abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento para o Brasil Rural, com atenção à superação das desigualdades de renda e gênero. Os projetos visam implementar e manter NEDT mediante ações de extensão e pesquisa para fortalecer as iniciativas de desenvolvimento territorial do MDA no âmbito do Programa Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária e do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, em especial, campesina e da floresta.

O IF Baiano aprovou seis propostas, envolvendo oito territórios, o que totaliza 126 municípios incluídos, além da participação como parceiro junto à universidade em propostas de outros territórios. O crédito deste quadro deve-se, principalmente ao empenho e competência dos profissionais do Instituto e a comunicação com a equipe da Proex.

Projetos aprovados na Chamada CNPQ 11/2014

Território Projeto Coordenador
Velho Chico Núcleo Extensão e Pesquisa do Território Velho Chico: por um (des)envolvimento socialmente gestado para a convivência com o semiárido e com o Rio São Francisco Davi Silva da Costa
Piemonte da Diamantina Núcleo Extensão e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial do Piemonte da Diamantina Alisson Javadi P. da Silva
Bacia do Rio Corrente Núcleo Extensão e Pesquisa do Território do Rio Corrente, Oeste Baiano ”Entre o pensar e o agir: uma abordagem territorial formativa na Bacia do Rio Corrente” Jeferson Oliveira Sá
Litoral Sul, Médio Rio de Contas, Baixo Sul Integrando comunidades, saberes e territórios no Litoral Sul, Baixo Sul e Médio Rio de Contas Durval Libânio Netto Melo
Sertão Produtivo Núcleo de Extensão e Pesquisa do Território Sertão Produtivo: fortalecendo o semiárido Felizarda Viana Bebé
Extremo sul Núcleo Extensão em Desenvolvimento Territorial do Extremo Sul Cintya Flores

Os NEDT deverão fortalecer e consolidar as ações que já vem sendo desenvolvidas nos territórios. Para além, são de fundamental importância para uma maior aproximação do Instituto com os territórios, o que possibilita tomar decisões de forma articulada com as reais demandas dos arranjos produtivos, culturais e sociais locais.

2

De acordo com a Secretaria de Planejamento da Bahia – SEPLAN, entre os desafios a serem enfrentados, tem-se o estímulo a construção participativa de arranjos institucionais para as principais atividades produtivas nos territórios; a conciliação de instrumentos, ferramentas e instâncias do desenvolvimento territorial; o reconhecimento dos colegiados territoriais como instâncias de planejamento, gestão e monitoramento de políticas públicas e o reconhecimento dos Planos Territorial de Desenvolvimento Sustentável como referência para o desenvolvimento de políticas públicas.