CVT no IF Baiano: Tecnologias Sociais do Semiárido Baiano em foco.
Categorias: Sem categoria |

O Centro de Vocação Tecnológica (CVT) do IF Baiano, aprovado na Chamada MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq Nº 81/2013, coordenado pelo prof. Delfran Batista, tem por objetivo criar um centro de formação regional para a convivência com o semiárido, com ênfase nas tecnologias sociais, na agroecologia e a produção orgânica. Entre as ações que estão sendo desenvolvidas constam: capacitação de estudantes, técnicos e agricultores(as) nas temáticas das tecnologias sociais de convivência com o semiárido; além de visitas técnicas, intercâmbio entre pesquisadores e agricultores(as), experimentadores(as), oficinas, implantação de um circuito de tecnologias sociais, criação de uma linha de pesquisa focada nas tecnologias sociais para sustentabilidade dos modos de vida no semiárido.

Visita de pesquisadores do INSA e demais membros da equipe ao campus Senhor do Bonfim.

A sede do CVT está no Campus Senhor do Bonfim, entretanto existem ações previstas nos campi do IF Baiano inseridos no semiárido (Santa Inês, Guanambi e Bom Jesus da Lapa) e pretende-se também realizar ações nos novos campi Serrinha, Xique-Xique e Itaberaba, principalmente na perspectiva da segurança hídrica por meio de tecnologia de captação de água da chuva.

Periodicamente acontecem Oficinas Metodológicas, no Campus Senhor do Bonfim, com a participação de pesquisadores do INSA, técnicos da EBDA, representantes do MPA, professores da rede estadual, estudantes bolsistas e os professores do instituto envolvidos no projeto (Marcio Rios, Américo Fascio, Alisson Jadavi, Rita Garcia e Aurélio Antunes).  O objetivo das oficinas é avaliar as atividades realizadas e marcar o alinhamento das futuras ações.

2

Oficinas Metodológicas realizada no Campus Senhor do Bonfim.

Ainda este ano constam um curso de formação sobre a metodologia de pesquisa participativa, socialização e envolvimento dos professores dos demais campi, definição de critérios de seleção das propriedades e dos experimentadores, elaboração de cartilha com as políticas públicas de interesse dos agricultores(as).

3

Entrega oficial do documento de criação e instalação do CVT para o diretor-geral do campus Senhor do Bonfim.

Percebe-se com a implementação do CTV a interação entre ensino-pesquisa-extensão. Em um mesmo espaço, estudantes, docentes, técnicos e representantes de movimentos sociais debatem os problemas sociais, o que possibilita a produção do conhecimento e estimula novos questionamentos sobre a realidade. Por fim, desenham as ações de extensão que visam promover a inclusão social sustentável e da pesquisa, que atendem as demandas dos agricultores(as).