PIBID

O IF Baiano, por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino, obteve aprovação em Edital Público para desenvolver o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Esse programa é um ato conjunto do Ministério da Educação (MEC) por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e da Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB, e tem como fundamento promover a iniciação à docência de graduandos(as) dos cursos de licenciatura, em Instituições Públicas e Comunitárias de Educação Superior, de modo a ampliar a formação do(a) licenciando(a) que irá atuar na Educação Básica.

O Projeto Institucional do IF Baiano denominado de “Práxis pedagógica e a formação docente: diálogos entre as escolas de Educação Básica e as Licenciaturas”, Coordenadora Institucional a profª Hildonice de Souza Batista e como Coordenador de Àrea de Gestão de Processos Educacionais o prof. Denilson Santana Sodré dos Santos, e, atualmente, compreende três subprojetos nos Campi, a saber:

Campus Catu – Subprojeto “Educação científica: alternativas metodológicas para a melhoria do ensino de química na educação básica da rede pública na região de Catu”, que tem como Coordenadora de área a Profª Alexandra Souza de Carvalho.

Campus Santa Inês – Subprojeto “Exercitando a docência: a construção de práticas inovadoras para o ensino das ciências em escolas do Vale do Jiquiriçá, sob a Coordenação de Área da Profª Arlene Malta.

Campus Senhor do Bonfim – Subprojeto “(Re)Significando a prática pedagógica através das Tecnologias da Informação e Comunicação: por uma formação docente contextualizada”, tendo como Coordenadora de Área professora Lílian da Silva Teixeira.

O valor aprovado para o projeto foi de R$ 1.090.440,00 para a concessão, durante o período de dois anos, de 68 bolsas, para os estudantes dos Cursos de Licenciatura em Química (20 bolsas), em Biologia (24 bolsas) e Ciência da Computação (24 bolsas); 8 bolsas para os professores supervisores das escolas de Educação Básica conveniadas e 5 bolsas para os professores coordenadores do IF Baiano, além de itens de custeio necessários para a execução do projeto, tais como: publicações, participações em eventos científicos, produção de materiais didáticos.

Para a efetivação do Projeto Institucional foram firmados convênios de cooperação técnica entre o IF Baiano e as Secretarias Municipais de Educação e a Secretaria de Educação Estadual da Bahia, conforme Diário Oficial da União, em 20 de abril de 2011.

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2011, a Coordenadora Institucional do Programa, profª Hildonice de Souza Batista,  participou  do II Encontro de Coordenadores Institucionais do PIBID. O Encontro ocorreu em Brasília, na sede da CAPES, e reuniu aproximadamente 200 coordenadores de Instituições de Ensino Superior.  Questões referentes à avaliação do Programa, à valoração das licenciaturas, à gestão, ao financiamento, à ampliação de bolsas, bem como sobre a aproximação entre as IES e a Educação Básica foram pauta dos trabalhos desenvolvidos.

Documentos para Download:

EDITAL Nº001/2011/CAPES.pdf