24/04/2012 – CAPES divulga Edital MINTER/DINTER 2012

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES,  torna público que recepcionará, das universidades, das instituições de ensino, dos centros de pesquisa, públicos e privados e demais instituições que ofertem pós-graduação stricto sensu reconhecida, propostas de Mestrado Interinstitucional (Minter) e de Doutorado Interinstitucional (Dinter), Nacionais e Internacionais.

Os projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (Minter e Dinter) têm como objetivo permitir a utilização da competência de programas de pós-graduação avaliados com nota igual ou superior a 5 e reconhecidos pelo CNE/MEC para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de mestres e doutores fora dos centros/regiões mais consolidados de ensino e pesquisa.

O foco de cada projeto Minter ou Dinter submetido à avaliação da CAPES deve ser a formação de um único grupo ou turma especial de alunos de mestrado acadêmico ou doutorado com atividades de ensino e pesquisa que preservem o nível de qualidade do programa existente na instituição promotora, mas que sejam desenvolvidas no espaço físico da beneficiária do projeto – ou seja, a receptora. A instituição promotora tem, necessariamente, que ser responsável pela proposta do curso a ser ofertado por seu programa de pós-graduação que deverá atender aos requisitos e critérios estabelecidos em edital específico.

Cada proposta de Projeto Minter ou Dinter a ser submetida à avaliação da Capes deve ser encaminhada pela pró-reitoria de pós-graduação da instituição de ensino ou pesquisa, ou órgão equivalente, exclusivamente por meio da utilização do Aplicativo para Propostas Minter e Dinter (APMinter/Dinter) , observado o calendário fixado anualmente para esse fim.

Fonte: http://www.capes.gov.br