Dia Nacional da Consciência Negra

20/11/2013

A Assessoria de Diversidade e Inclusão do IF Baiano destaca a relevância do 20 de Novembro –  como marco para valorização da história e cultura negra para o nosso país, ao tempo em que ressalta a importância do combate à discriminação racial incentivando a equidade e respeito ao próximo.

Tendo como esteio a consagração da cultura dos direitos fundamentais à dignidade humana, a defesa da formação de valores essenciais para o convívio em sociedade e da garantia de direito à igualdade de tratamento e de oportunidades a Política da Diversidade e Inclusão  do IF Baiano discutida no I Seminário de Diversidade, Inclusão e Políticas de Assistência Estudantil  ocorrido nos dias 06 a 08 próximos debateu “ A valorização das questões étnico-raciais” no intuito de fomentar a instituição dos NEABI – Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas  em cada Campus do nosso Instituto.

Nesta perspectiva, almeja-se que esta temática não se limite a entrar em pauta apenas em datas pontuais, mas que permeie as ações tanto na dimensão pedagógica como no cotidiano institucional com a realização de atividades interdisciplinares e no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, abrangendo a comunidade interna e do entorno da Instituição.